A melhor das surpresas em Alagoa

Saindo de Aiuruoca, rumo a Alagoa, são cerca de 30km, mas em estrada de terra isso costuma levar cerca de 1 hora. Sem problemas.

A estrada é boa, sem grandes desafios off road e a paisagem é maravilhosa durante todo o percurso. Vá de boa, tranquilo e fique a vontade para pegar alguns desvios para as cachoeiras pelo caminho. Talvez sua viagem leve 3 ao invés de 1 hora mas valerá à pena. 

Alagoa é uma graça. Pequena, com apenas 2.700 habitantes, achei a cidadezinha super animada e acolhedora. 


Pesquise na internet o termo "Alagoa" e os resultados virão como belas peças amarelas, salgadinhas e suculentas: QUEIJO!!!

Alagoa respira queijo. O 4º sábado de maio é o Dia do Queijo (e é Lei Municipal!) e é nesse mês que acontece o Festival do Queijo. Parece que todo mundo faz queijo e cada um com um toque diferente. Alguns dizem que o queijo artesanal de Alagoa lembra o parmesão. Mas pra mim é melhor! Feito de leite cru e sem corantes, pode ser consumido mais fresco (após uns 10 dias) quando ainda está um pouco macio ou mais curado (40 dias), no ponto de ralar. Em qualquer grau de maturação, fica bão!



Lá encontrará talvez a loja mais famosa chamada Queijo d´Alagoa. Trata-se de uma loja com doces, cafes, cachaças e queijos, claro. A marca ficou conhecida pois foi uma das primeiras (se não a única) a vender seus queijos pela internet pra todo Brasil. Seus queijos artesanais também receberam prêmios incluindo a medalha de bronze no Concurso Mundial de Queijos em Tours, França. A frente dessa empreitada está o Osvaldo Filho, vale a pena ler a história dele aqui.


Mas andando pela cidade, você notará que em todos os lugares tem queijos, ótimos por sinal. Mercearias, padarias além de outras duas lojas na mesma rua. Numa delas, quejios de cabra e queijos com crosta de café. Provei e gostei. 

Com azeite então?! Nuuuu! O grande produtor de azeite da região é a Fazenda Cauré, que produz a marca Prado & Vazquez. Facilmente encontrado na cidade por $35 (arbequina) ou $40 reais (arbosana, grappolo e koroneike). 




Cerveja artesanal do Lilo
Comprei os meus na Hospedaria Pedra da Mitra onde fiquei por duas noites (minhas duas melhores noites aliás!). Esquema Airbnb, não poderia ter escolhido melhor. A hospedaria pertence ao casal Leticia e Lilo que também moram lá. Achei um video do lugar aquiHá cerca de 10 minutos do centro, a casa é um delícia, num lugar lindo, cercada por natureza . Tive a sorte de ter a companhia de outros amigos do casal que também peguei "emprestado" por esses dois dias. Leticia é uma querida: me acolheu com todo carinho, me deu dicas ótimas e fez um super bolo de chocolate com malte. O Lilo cozinha pra caramba (jantar incluso na diária e você combina o menu!) e faz cerveja! Fala que não é pra amar? 

Um jardim de capuchinhas e peixinhos da horta, dois simpáticos cachorros, uma gata tímida e uma outra gata doidinha completam o cenário.


Leticia é guia e pode te indicar cachoeiras, trilhas e agendar visitas às queijarias e aos oliveirais da Cauré (que são do ladinho da hospedaria). Não deixe de provar e levar o mel que eles usam por lá. Da cidade, sugiro trazer fubá. Diferente do fuba mimoso do supermercado, o fubá de lá é feito em moinho e dá outro sabor para pães e bolos. É sério!
Queijo, cachoeira, gente bacana, natureza. Lugar pra se perceber que a felicidade está nas coisas simples como uma roda de amigos conversando em volta do fogão à lenha (comendo alguma coisinha, né?!)


Hospedaria Pedra da Mitra
Vale do Mato Dentro - Zona Rural de Alagoa
(35) 00877=9878
https://www.airbnb.com.br/rooms/16883100

Queijo d´Alagoa
R. José Luís de Siqueira, 352 - Centro, Alagoa - MG, 37458-000
(35) 99828-0359
http://www.queijodalagoa.com.br/

Padaria Central de Alagoa
R. Cap. Manoel Borges Pinto, 106

Supermercado Mendes (onde comprei o fubá)
R. Cap. Manoel Borges Pinto, 169-227








Comentários